Rua Funchal, 263, conj. 131, vila olímpia

Fluxo papilar

Mastologista e Ginecologista ​

Dra. Flávia Purcino

CRM: 152352​ / RQE 76183 • RQE 76184​

Fluxo papilar

Saiba mais

Fluxo papilar refere-se à saída de líquido pelos mamilos. Embora na maioria das vezes seja benigno e possa ser desencadeado por estímulos diversos, como manipulação ou pressão sobre os seios, também pode ser um sinal de condições médicas subjacentes. O fluxo pode variar em cor e consistência, indo de transparente a amarelado, verde, marrom ou mesmo sanguinolento, e pode surgir de um ou ambos os mamilos.

A presença de fluxo papilar pode estar associada a diversos fatores, incluindo alterações benignas nas mamas, como papilomas intraductais e ectasia ductal, infecções, e em casos raros, condições mais graves como câncer de mama. O diagnóstico correto geralmente envolve uma avaliação clínica detalhada, que pode incluir exames de imagem, como mamografia ou ultrassonografia, e, se necessário, uma biópsia do tecido mamário ou análise do próprio líquido excretado.

O tratamento do fluxo papilar depende da sua causa subjacente. Por exemplo, se for causado por uma infecção, o tratamento antibiótico pode ser necessário. Em casos de alterações benignas ou papilomas, pode ser recomendada a remoção cirúrgica, especialmente se houver sintomas associados ou preocupações com câncer de mama. Em muitos casos benignos sem sintomas preocupantes, pode não ser necessário tratamento, mas o acompanhamento regular é essencial para monitorar qualquer mudança.

Sobre mim

Dra. Flávia Purcino

Contato - Consultório 1

Agende sua consulta

Entre em contato e tire todas as suas dúvidas sobre a consulta e tratamentos.

Estrutura - CONSULTÓRIO 1

Conheça nossa estrutura

Contato - Consultório 2

Agende sua consulta

Entre em contato e tire todas as suas dúvidas sobre a consulta e tratamentos.

Estrutura - CONSULTÓRIO 2

Conheça nossa estrutura

Acompanhe no Instagram